Orçamento empresarial 1

Orçamento empresarial 1 O olá pessoal tudo bem tô com saudade de vocês e conversar um pouco sobre um assunto tão interessante como o gestão financeira mas infelizmente a pandemia continua e a gente vai continuar falando através da internet sem problema nenhum é eu preciso que vocês nos ajudem também estudando cada vez mais a matéria hoje a gente vai começar a falar sobre o orçamento empresarial então a primeira parte de orçamento empresarial antes de.

Orçamento empresarial 1

Falar de orçamento empresarial eu queria ter fazer com vocês uma visão mais ampla do que é uma empresa e é por quê que existem empresa e para quê que existe a administração de uma empresa se não tá por qualquer motivo tem um motivo sério motivo complexo e o motivo é importante né então quando a.

Gente administra uma empresa a gente faz a chamada gestão empresarial na gestão empresarial a gente precisa alguns passos básicos para que a empresa vão andando sem problema nenhum o primeiro passo é o planejamento onde você vai planejar tudo que você vai fazer tanto do ponto de vista de produção quanto do ponto de vista de recursos humanos financeiro econômico político e etc.

Depois que eu planejei eu vou organizar vou comandar e coordenar todo o sistema funcionando dentro da empresa para ver se tudo está funcionando em e eu tenho que implementar um sistema de controle na empresa então ver se aquele planejamento foi organizado e depois colocado em prática no comando e na coordenação estão funcionando de acordo com o que eu imaginava esse é o controle se algo não estiver funcionando de.

Acordo então a gente tem que voltar para fase de planejamento entenderam bem o que que é como funciona a gestão empresarial isto funciona em qualquer empresa é sempre nesses e é vamos nos ater por enquanto a uma dessas funções a função planejamento rogge já escreveu o que o planejamento consiste em estabelecer com antecedência as ações a serem executadas dentro.

Funcionários e condições pré-estabelecidas estimando recursos a serem utilizados e atribuindo responsabilidade para atingir os objetivos fixados então quando eu falo de planejamento dentro da minha empresa significa que eu estou colocando quais vão ser minhas ações a curto médio e longo prazo antes delas acontecerem eu vou determinar suas ações conforme o que.

Eu estou vendo que ao mercado e o que eu acho que o mercado vai ser então cenário e condições pré-estabelecidas e no meu planejamento eu vou dizer tudo que eu preciso recursos humanos técnicos financeiros e etc e dizer quem vai fazer o que então atribuídas responsabilidades então o planejamento eu tenho que fazer tudo com muita antecedência eu tenho que fazer em função do que eu imagino a curto médio e.

Longo prazo é tipo uma previsão e daí eu vou no planejamento ainda colocar tudo que eu preciso usar são os recursos e quem vai fazer o quê atribuindo as responsabilidades certinho entenderam então estou falando de forma geral dentro de uma empresa sim e eu tenho três tipos três níveis de planejamento o planejamento operacional ou ligue o toma.

As decisões operacionais então eu faço planejamento operacional o planejamento tático a tomar decisões táticas e o planejamento estratégico o planejamento operacional é o dia a dia de fazer as coisas ali no chão de fábrica o planejamento tático é pegar a curto e médio prazo como que eu vou fazer e fazer com que todas as decisões operacionais funcionem juntas é uma com.

A outra mas o que mais nos interessa no momento dentro da gestão financeira de uma empresa é o planejamento estratégico no planejamento estratégico é que a gente vai tomar as grandes decisões que tipo de produto minha empresa vai produzir para quem ela vai vender mercado interno ou externo qual o preço que o meu produto vai ter a minha empresa vai crescer vai ficar do mesmo jeito ao longo do tempo então eu no.

O paraplégico que eu tomar essas decisões são as chamadas decisões estratégicas é só para dar um exemplo para vocês existem vários tipos de planejamento é dentro do nível operacional do tático e dois estratégico né quando eu tô falando de planejamento operacional tô dizendo plano de lançamento de novos produtos plano de promoção plano de capacidade de.

Produção plano de treinamento plano de rotinas administrativas e assim por diante eu tenho um tipo de planejamento operacional dentro de cada tipo e planejamento tático então no planejamento tático vou falar de planejamento de mercado então dentro do planejamento de mercado tenho o plano de lançamento de novos produtos planos de vendas importante no planejamento tático ainda tem o planejamento financeiro aqui no nível operacional significa plano de.

VEJA TAMBÉM:

    Investimento planos a caixa e assim por diante e no planejamento tático de produção eu

    Vou imaginar qual vai ser a minha capacidade de produção controle de qualidade no planejamento tático de recursos humanos rh eu vou fazer meu plano de treinamento plano de cargos e salários etc e finalmente no planejamento organizacional a nível tático eu vou determinar o plano diretor de sistemas quando eu ti nas e assim por.

    Diante aonde entra o plano estratégico juntar tudo isso como que eu vou juntar o planejamento do mercado com todos seus planos operacionais o planejamento financeiro com todos seus planos operacionais o planejamento de produção com todos seus planos operacionais o planejamento de rh com todos seus planos operacionais e o planejamento organizacional com todos seus planos e o planejamento estratégico é que pega.

    Tudo isso daí a gente vai trabalhar dentro do planejamento estratégico um planejamento tático específico que é o planejamento financeiro esse aqui nos interessa na disciplina de gestão financeira tá mas o que que é o planejamento financeiro grow pele e bate eles definir o planejamento financeiro como o processo de estimar a quantia necessária de financiamento para continuar as.

    Operações de uma companhia e decidir quando e como a necessidade de fundo seria financiada então quando eu falo de planejamento tanto estratégico quanto tático em relação a parte financeira eu tô falando de quanto dinheiro eu vou precisar e quanto financiamento eu vou precisar pode ser financiamento externo de terceiros em um banco por exemplo ou financiamento interno quanto dinheiro eu.

    Tenho do meu próprio caixa que o vou utilizar ali é mas para que serve o planejamento financeiro o planejamento financeiro ele tem um objetivo básico é desenvolver processos mecanismos e atitudes mas esses processos mecanismos de atitudes tem que ser em função da questão financeira da empresa sempre ligado à questão financeira então eu vou.

    Desenvolver processos mecanismos e atitudes que dentro da área financeira que torna impossível avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função de objetivos da da organização o quê que significa isso com o planejamento financeiro eu posso ver o que que vai acontecer ou posso tentar prever o que que vai acontecer daqui algum tempo como a decisão que eu tomo agora por exemplo vou comprar uma nova.

    Máquina eu vou ampliar a minha empresa e isto é uma decisão que estou tomando para agora mas através do planejamento financeiro eu posso ver como vai ficar minha empresa no futuro eu também vou desenvolver processos mecanismos e atitudes que torna impossível a tomar decisão no futuro de modo mais rápido e eficiente o planejamento financeiro gente ele vai trazer um monte de dados.

    Vai trazer um monte de números que vai tornar mais fácil a tomada de decisão mais fácil mais rápida e mais eficiente é mas para fazer um planejamento financeiro eu tenho que ter algumas premissas premissa é uma condição básica para fazer aquilo então a premissa para eu andar é ficar em pé se eu não conseguir ficar em pé eu não consigo andar então a premissa para o.

    Planejamento financeiro é uma condição básica para que o próprio planejamento financeiro ele exista e seja eficiente a primeira premissa é a fixação dos objetivos gerais da empresa se não sei o que que a empresa quer isso arão a nível estratégico se eu não sei o que que a empresa quer como que eu vou fazer um planejamento financeiro da empresa quer crescer o pai é um objetivo estratégico da empresa a então eu vou fazer um.

    Planejamento financeiro visando o crescimento da empresa

    É a segunda premissa condição básica para o planejamento financeiro é a determinação dos objetivos e cada setor da empresa em função dos objetivos gerais ou estratégicos da empresa então está ligado primeira premissa que a gente acabou de ver né então a empresa tem objetivos gerais mas cada parte cada.

    Setor cada departamento da empresa tem alguns objetivos específicos então no planejamento financeiro eu preciso que esses objetivos específicos e cada departamento da empresa também seja um determinado se não como que eu vou fazer para distribuir a médio e longo prazo o dinheiro dentro da empresa e a terceira premissa o que tem que haver um estabelecimento de um sistema de informações que permita.

    Avaliar a execução dos planos em cromo confronto com as previsões quando eu faço um planejamento a gente vai discutir mais a fundo daqui a pouco eu estou fazendo uma previsão eu espero que aquilo é que na prática aconteça conforme minha previsão mas eu preciso ver se a medida que eu vou colocando meu planejamento em prática ele vai realmente se transformando concretamente naquela previsão inicial que eu fiz.

    Então eu preciso ter um sistema de informações dentro da minha empresa que vá trazendo o resultado da aplicação prática do meu planejamento financeiro para ver se ela está certa se ele estiver segundo as previsões ótimo se não tiver segundo as previsões eu tenho que fazer alguma coisa é mas eu só consigo isso se eu tiver um sistema de que vai coletando informações a tô vendendo mais estou vendendo menos tô gastando mais estou gastando menos e assim por diante e essas informações.

    Cheguem até mim é só existem dois tipos de planejamento financeiro o planejamento financeiro de longo prazo que é puramente estratégico e o planejamento financeiro de curto prazo que ou pode ser considerado como planejamento operacional ou como planejamento tático tanto faz vamos ver primeiro o planejamento financeiro e longo prazo quando a gente fala de um.

    Planejamento de longo prazo a gente tá falando um período de dois até dez anos normalmente não são colocados números aí é porque é muito difícil você saber o que que vai acontecer daqui 10 anos ou são colocados números gerais e os planos financeiros dentro do planejamento financeiro de longo prazo são integrados então ao processo de produção e marketing que vão orientando.

    A empresa afim dela alcançar que nos objetivos estratégicos que eu já mostrei anteriormente para vocês e claro que como um planejamento de longo prazo todas as empresas estão sujeitas a elevados graus de incerteza operacional é por ser de longo prazo por isso elas acabam adotando horizontes mais curtos é o que a gente chama de risco operacional.

    Tá se o significa o quê vamos trocar em miúdos' aqui seguinte eu vou fazer um planejamento para 10 anos o quê que pode acontecer daqui dez anos não sei qualquer coisa então eu tenho uma incerteza operacional muito grande oo é o que me dá mais certeza é o planejamento financeiro de curto prazo e o planejamento financeiro de curto prazo ele representa a expressão formal em termos quantitativos das metas.

    Empresariais para o período específico normalmente de até um ano um ano dentro de uma empresa é um período curto é o que a gente chama de curto prazo a gente já discutiu isso em aulas anteriores tá então o planejamento e vi nascer o de curto prazo dentro de um ano é o que a gente chama de orçamento empresarial propriamente dito mesmo sendo de curto prazo mano ele ainda precisa de uma série de previsões porque eu não sei o.

    Que que vai acontecer daqui a um ano imagine no começo de 2020 vocês tá pensando que aconteceu uma pandemia global como essa do coronavírus então isso em poucos meses em dois três meses mudou totalmente a vida ouvir bom então apesar de ser de curto prazo ele ainda sim traz um grau um certo grau de incerteza e é o que a gente chama então própria me pedido de orçamento.

    Empresarial ea partir de agora a gente vai trabalhar com o planejamento financeiro de curto prazo com o orçamento empresarial ou sistema orçamentário orçamento empresarial ele pode ser composto por vários outros orçamentos o digamos assim subir orçamento orçamento de venda de produção de curso e produção de despesas operacionais de fluxo de caixa de.

    Investimentos e assim por diante se empresa vai juntar um com o outro vai separar isso é uma questão interna da empresa na aula que vem quando a gente falar na segunda parte de orçamento empresarial a gente vai ver cada um desses orçamentos mais de de nada amiga só para vocês terem ideia tá gente não não precisa um decorar essa figura tá isso é só para vocês começarem a fazer uma uma ligação então aqui por.

    Exemplo fala de orçamento de marketing orçamento de produção orçamento de caixa orçamento de ativo permanente e assim por diante eu tenho vários tipos essa hora orçamento de despesas administrativas e outras e em cada um desses eu também tenho outros orçamentos implícitos então no orçamento de proteção orçamento as quantidades a produzir mas eu tenho dos materiais e produção da mão de obra direta custos.

    Indiretos no orçamento de marketing tem orçamento das vendas orçamento das despesas e assim por diante tá então empada um desses grandes orçamentos eu vou ter outros orçamentos ainda cocô como que eu divido isso a professora é isso cada empresa vai fazer a sua decisão própria não tem uma regra geral mas o conjunto de todos esses orçamentos é o que a gente chama de orçamento.

    Empresarial ou sistema orçamentário vamos então ver um pouco mais sobre sistema orçamentário o sistema orçamentário o signo segundo moreira nada mais é do que um conjunto de planos e políticas que formalmente estabelecidos em valores financeiros permite a administração da empresa conhecer os resultados operacionais e.

    Executar os acompanhamentos para que estes resultados sejam alcançados e os possíveis desvios analisado e avaliados e corrigidos gente o que significa a palavras bonitas né mas é o seguinte é os planos que você vai fazer para que é tendo como base dinheiro valores monetários financeiros para para que a alta administração da empresa saiba tudo o que está acontecendo quanto.

    Que a gente tá vendendo quanto que a gente tá gastando quanto que a gente paga para pessoal quanto a gente paga de matéria-prima e assim por dentro e assim ela possa acompanhar o longo do tempo isso é o orçamento é um sistema orçamentário um orçamento empresarial simples né não é tão complexo assim é relativamente fácil imaginar o que que é um sistema orçamentário na verdade na casa de vocês ou dinheiro de vocês vocês também fazem isso vocês ganham o salário.

    E daí vocês vão planejar eu vou o vento em gastam pin água tanto em luz e assim por diante e daí vocês vão acompanhando se tá sobrando ou se tá faltando dinheiro aonde que eu posso diminuir aonde que eu posso aumentar e assim por diante e quais as vantagens do sistema orçamentário a todas né é só a gente vê no nosso próprio sistema orçamentário o pessoal né primeiro introduzo hábito do.

    Exame prévio e minucioso de informações antes da tomada de decisão quando você faz um sistema orçamentário você fica o tempo todo vendo esses dados essas informações antes de tomar qualquer decisão ou posso aumentar a minha empresa vamos ver se a gente tem dinheiro se a gente não tem dinheiro não dá para aumentar a empresa contribui para tomadas de decisões mais rápidas e acertadas quer dizer eficiência e efetividade estimula a participação de todos os membros da administração na.

    Fixação dos objetivos quer dizer o responsável pela produção o responsável pela rh o responsável pela qualidade e assim por diante eles têm que participar do sistema orçamentário e exige quantificação das previsões então eu falei para vocês daqui a pouco eu vou falar mais um pouco eu preciso prever o que vai acontecer mesmo que eu faça um planejamento financeiro de curto.

    Prazo de até um ano eu preciso prever e essa previsão existe quantificação quanto que vai crescer quanto que vai diminuir assim por dentro o sistema orçamentário facilita a delegação de poderes né você delegar dar poder para outras pessoas porque você sabe daí a partir das informações obtidas no sistema orçamentário tudo que tá acontecendo mas por outro lado exigem.

    Informações contábeis confiáveis quer dizer sempre quando ocorre alguma coisa acontece uma venda um gasto e assim por diante ele precisa entrar no sistema de contabilidade da empresa e de forma correta o sistema de instrumentário é é maravilhoso para identificar a áreas eficientes e áreas deficientes tá are efficient aquela que tá usando bem o dinheiro iara deficiência aquela que tá usando mal o dinheiro e a partir daí o.

    Sistema orçamentário vai permitir a utilização eficaz dos recursos disponíveis quer dizer será que aquela área que tá deficiente a x anos ela não é melhor fechar aquela área ou é melhor eu dar mais dinheiro para a área para ela se tornar eficiente então o sistema orçamentário ele permite que eu trabalho é distribuindo melhor os recursos dentro da minha empresa boa sorte qualquer sistema orçamentário.

    Têm limitações primeiro eu já falei para vocês que a gente tem que fazer previsões mesmo de curto prazo de um ano o que que vai acontecer aqui um ano como você estará economia o como estará a capacidade de compra do meu consumidor final e assim por diante então ele se baseia em estimativa estimativa pode estar errado a outra limitação e que ele deve ser continuamente monitorado e.

    Adaptado às circunstâncias mesmo um sistema orçamentário de curto prazo de um ano eu preciso monitorar o tempo todo porque o mercado pode sim mudar de repente o problema é que nem todas as empresas possuem recursos para implementar um sistema adequado principalmente pequenas empresas e de precisão um sistema de software por exemplo um rtp e rtp que seja compatível.

    É quase necessidades da empresa hoje já tem algumas empresas inclusive multinacionais e softwares de gestão e produzem softwares para gestão de micro e pequenas empresas essa é uma limitação é que atrasos na emissão de dados compromete as ações corretivas então eu preciso colocar à medida que o dado já é o título já precisa colocar no sistema porque se eu.

    Atrasar muito pode ser que a vaca vai para o brejo né então quando eu notar o problema já foi já não tem mais como corrigir é uma outra limitação são as dificuldades de ajuste que geram desconfianças em relação ao resultado por getall gente é o seguinte você faz uma projeção o ideal é que aquela projeção se realize e que esses líderes ao pé da letra né e se começar a sair muito no primeiro mês saiu no segundo.

    Mês saiu no terceiro mês saiu o que que acontece as pessoas não vão mais acreditar aquele sistema orçamentário pô foi furado não sabe fazer então daí você vai ter desconfiança pessoas não vão mais colaborar da mesma forma e por último uma alimentação que eu não sei se é bem limitação mas eu acho que a gente tem que tomar muito cuidado com isso é que o sistema orçamentário é somente.

    Somente uma ferramenta de apoio à decisão ela não toma decisão quem toma decisão é alta o coração oi gente qualquer sistema orçamentário até pelo que a gente acabou de falar ele precisa de controle ele precisa que tudo seja acompanhado de forma correta então dentro de um sistema orçamentário tem uma função que é de extrema importância.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=pxltSJuE9hQ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem