JESUS, NOSSO SUPREMO MODELO - Hernandes Dias Lopes

JESUS, NOSSO SUPREMO MODELO - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes irmãos queridos nós vamos então abrir a palavra de Deus na carta do apóstolo Paulo aos Filipenses Capítulo 2 Filipenses Capítulo 2 a partir do Versículo 5 até o verso 11 Filipenses 2 5 a 11.

JESUS, NOSSO SUPREMO MODELO - Hernandes Dias Lopes

Paulo escreve assim tende em Vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus pois ele subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus antes a si mesmo se esvaziou assumindo a forma de servo tornando-se em semelhança de homens e reconhecido em figura humana a si mesmo se humilhou tornando-se obediente até a morte e morte de Cruz.

Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos céus na terra e debaixo da terra e toda a língua confesse que Jesus Cristo é senhor para glória de Deus Pai amém o apóstolo Paulo plantou esta igreja de filipos.

Na sua segunda viagem missionária e passou a ter com esta igreja a mais estreita relação porque de todas as igrejas que Paulo plantou esta foi a única que se associou com Paulo no que tange a dar e receber esta igreja foi parceira de Paulo no seu sustento enviando ajuda para ele.

Quando o Paulo estava em tessalônica enviando Socorro financeiro para ele quando ele foi pastor em Corinto socorrendo financeira ele Quando ele estava preso em Roma esta igreja era uma igreja muito relevante portas para fora na ação missionária entretanto portas para dentro esta.

Igreja enfrentava algumas dificuldades e a maior dificuldade que essa igreja enfrentava era de relacionamentos é mais fácil conviver com Os Estranhos que com os domésticos e aquela igreja estava lidando com tensões com divisões internas nesse capítulo 2 ele fala de partidarismo ele fala de.

Ele fala de gente que só pensava nela mesmo e não no que era dos outros pasmem vocês até as mulheres estavam tendo problema Rogério que pensa em concordemente no Senhor e eu costumo brincar que quando as mulheres começam a brigar porque a coisa tá feia e na comunhão da igreja as coisas não iam bem e Paulo estava lá Paulo estava preso.

Mas mesmo distante ele era o pastor daquele rebanho e ele escreve esta carta num tom pastoral e o que me encanta em Paulo é que ele não é um teólogo de gabinete ele não entende teologia como uma ciência abstrata ele usa as verdades eternas para sanar e resolver problemas práticos reais circunstanciais da vida.

E esse texto que nós acabamos de ler possivelmente um dos mais robustos da Bíblia no que tange a cristologia foi escrito para tratar de um problema para solucionar conflitos dentro da igreja para mostrar como é que nós lidamos uns com os outros no momento em que as relações estão estremecidas no momento em que a corda está esticada.

No momento em que a igreja se torna um ambiente onde haja partidos grupos no momento em que Cada um pensa em si e não no outro e Paulo escreve esse texto dando para nós quatro exemplos de como lidar com essa questão se você perceber a solução para os conflitos.

Ocorre acontece quando você coloca o outro na frente do eu O primeiro exemplo que ele vai dar para nós tá no Versículo 5 tende em Vós o mesmo sentimento que houve também Cristo Jesus então Jesus é para nós o nosso Supremo exemplo e modelo para lidarmos com as nossas tensões relacionais o segundo exemplo tá no verso 17 é o próprio apóstolo Paulo entretanto mesmo que seja eu oferecido.

Por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé Allegro me e com todos vós me congratulo ele dá o exemplo dele mesmo do auto sacrifício por amor aqueles irmãos o terceiro exemplo que ele dá eu exemplo de Timóteo tá aí no Versículo 20 porque ninguém tem o de igual modo ou igual ao sentimento que sinceramente cuide dos Ossos interesses e o último exemplo que ele dá eu exemplo de hepafrodito Versículo 30 diz que por.

Veja Também:

    Causa da obra de Cristo chegou ele as portas da morte e se dispôs a dar a própria vida para

    Suprir a vossa carência de Socorro para comigo então Paulo metodologicamente no capítulo 2 ele vai usar a teologia para resolver problemas pastorais relacionais dentro da igreja e a tese a mesma como é que você resolve problemas seja dentro de casa seja na igreja seja no trabalho seja na.

    Vizinhança seja nos relacionamentos interpessoais você resolve o problemas Quando você coloca o outro na frente do eu o exemplo o máximo é Jesus o segundo exemplo que ele dá o próprio exemplo dele terceiro exemplo que ele dá o exemplo de Timóteo e o quarto exemplo de afrodita eu vou me deter apenas no primeiro exemplo que o texto Lido então a primeira coisa que Nós aprendemos aqui.

    A guisa de introdução é que a doutrina precisa ser conectada com a vida e de vez em quando escuta alguém se eu não gosto da doutrina doutrina de Vite doutrina separa doutrina nada mais equivocado que é isso porque às vezes a pessoa está entendendo doutrina como uma coisa abstrata de apenas conhecimento de apenas saber conceitos que não se aplicam nunca a vida que não se conectam.

    Com a realidade que não tem praticidade Paulo entendi assim Paulo entendi que doutrina é a base para ética e na medida que você conhece a verdade aplica a verdade você traz solução para os problemas reais da vida e é isso que ele tá fazendo aqui a segunda coisa que ele tá mostrando para nós nesse texto a guisa de introdução é que Jesus Cristo nosso Redentor é também para nós o nosso maior melhor e máximo exemplo.

    Foi por isso que eles aprendem de mim eu sou o mestre sou manso e humilde de coração quando ele lava os pés dos discípulos Lá No cenáculo ele retorna à mesa e diz vós me chamais o mestre o senhor e fazeis bem porque eu sou eu você o exemplo Então você quer aprender a se relacionar Olhe Para Jesus Você quer aprender a perdoar Olhe Para Jesus.

    Você quer aprender a amar olha para Jesus Você quer aprender a ser humilde Olhe Para Jesus você quer colocar o outro na frente do eu olha para Jesus e dentro da exposição de Paulo a primeira coisa que ele menciona para nós nesse processo de solução de conflitos é a postura de Cristo de se humilhar.

    A humilhação de Cristo Então veja comigo aí o que tá escrito versículo de número 5 e 6 tendem vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus pois ele subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus na verdade Jesus Cristo.

    É Deus é Deus da mesma substância do pai da mesma essência do pai tem os mesmos atributos do pai ele não é inferior ao pai nas palavras do credo no seno ele é Deus de Deus luz de luz cor igual eterno com substancial com o pai mas ao encarnar-se ao assumir uma forma humana.

    Ele não está de a sua divindade não julgou Como usurpação ser igual a Deus não haveria nenhum usurpação porque o que que é usurpar os urpar é você ocupar um lugar que não é seu que não é próprio que não é devido que não é adequado quando você arroga para você mesmo uma posição que você não tem quando você eleva você mesmo a uma a um status a uma condição que não lhe é.

    Própria e seus ocupação se um ser humano comum como você e eu

    Dissemos assim eu sou Deus e são mas o senhor Jesus ele não julgou Como ser igual a Deus embora sendo Deus lembrem vocês que quando Deus criou o homem antes de ontem Adão era nada ontem.

    Adão era Barro hoje Adão é homem e não só homem mas presidente do ar da terra dos mares Deus o coloca na presidência das aves dos céus dos animais da terra dos peixes do mar mas eles têm satisfeito e ele quer não apenas ser o homem o primeiro homem o mais honrado homem mas ele quer ser como Deus.

    Deus criou o Querubim da Guarda perfeito brilhante mas ele não tá satisfeito e quer colocar o seu nome acima das outras estrelas quer ser como criador e seus usurpação mas o senhor Jesus sendo Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus tá escrito no versículo 7 antes a si mesmo se esvaziou chama atenção de vocês que Jesus não foi esvaziado.

    Ele se esvaziou para nós entendermos isso meus amados irmãos precisamos fazer uma pergunta se ele é Deus e ele é Deus Auto existente imenso infinito eterno imutável onipotente onipresente onisciente soberano transcendente em outras palavras ele é.

    Maior que tudo quanto ele criou uma linguagem bíblica nem os céus dos céus pode conter-lo ele se esvaziou a Bíblia diz que ele chega ponto de se transformar num zigoto no embrião num feto num bebê que nasce de uma virgem enfaixada em panos deitado numa manjedoura ele se esvaziou a ponto de sendo.

    Transcendente tornar-semente tornar-se um bebê sendo eterno entrar no tempo sendo Deus e fazer homem sendo rei dos reis e fazer servo nós não temos palavras nem vocabulário para decidir e definir o quanto ele se esvaziou o nosso vocabulário é pobre as nossas ilustrações são inadequadas.

    A nossa Compreensão é limitada para alcançarmos o quanto ele se esvaziou o verbo se fez carne diz a escritura e habitou entre nós cheio de graça e de verdade mas Vimos a sua glória glória como dirigente do pai o que implica o fato dele ter se esvaziado primeiro ele renunciou sua relação favorável com a lei divina em glória eterna ele estava exaltado junto com o pai por toda a eternidade.

    E ao se fazer homem ao se fazer carne ao assumir o papel de nosso fiador representante substituto e se coloca debaixo da espada da Lei ao se fazer pecado por nós maldição por nós ele está debaixo do juízo da lei porque se o salário do pecado é a morte a lei exigiu a morte dele não morreu por pecados pessoais morreu pelo seu pelo meu pelos nossos pecados segundo as escrituras.

    Ele se esvaziou ao renunciar as riquezas eternas criador de tudo e Dono de tudo e herdeiro de tudo diz a bíblia que ele sendo Rico se fez pobre pobre a ponto de não ter uma casa um lar uma cama um berço para se deitar quando Infante vai ser colocado num coxo de animal manjedoura onde os animais comem.

    Onde não tem sequer onde reclinar sua cabeça precisando de um jumentinho emprestado para entrar em Jerusalém precisando de um túmulo emprestado para o seu corpo ser depositado sendo ele o dono do universo tornou-se pobre por amor de nós para nos fazer ricos ele renunciou a própria Glória celeste E desceu as baixas da nossa realidade para ser cuspido pelos homens.

    Para ser zombado pelas autoridades para ser vilipendiado e humilhado de todas as formas para assumir a maior de todas as humilhações como uma maldito sendo pregado na cruz ele se esvaziou tudo isso está implicado irmãos nessa verdade mas Paulo prossegue para dizer para nós que ele assumiu a forma de servo e aqui está algo tão tremendo.

    Porque ele diz a bíblia não veio para ser servido mas para servir e a quem serviu a homens pecadores a meretrizes a cobradores de impostos aos doentes aos chagados aos cegos aos cochos.

    Aos pares da sociedade ele serviu a ponto de lavar os pés dos discípulos tomados de vaidade a ponto de lavar os pés de Judas Iscariotes sabendo que Satanás estava dentro dele para atraí-lo e Paulo estamos ensinando tudo isso para mostrar-nos uma coisa você e eu jamais temos o direito Eu não convivo com Fulano eu não tolero beltrano.

    Eu não suporto esse Clã eu não posso perdoar aquela pessoa porque a ordem bíblica é esta tende em Vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus a quem você tem servido como você tem servido até que ponto você tem servido mas vejam vocês que o Senhor Jesus nessa escalada de.

    Nessa descida dele nos degraus da humilhação Paulo diz o seguinte assumindo a forma de servo e vai além e a si mesmo se humilhou tornando-se obediente até a morte e morte de Cruz veja você que ele não foi humilhado ele se humilhou até que ponto morte de Cruz Quando você vai para Bíblia e morte de.

    Cruz não era apenas a pior forma de morte porque era uma pena de morte mas lenta às vezes demorava dias onde a pessoa crucificada tinha dores terríveis cãibras horríveis sede atrás as pessoas eram crucificadas nuas expostas ao vexame ao próprio a morte de Cruz era mais dolorosa a morte de Cruz era mais ultrajante a.

    Morte de Cruz era mais maldita só os Malditos eram crucificados e ele chega a esse ponto não porque Pedro o negão não porque Judas o traiu não porque o sinédrio ilegalmente nas caladas da noite se reúne contratando falsas testemunhas para acusá-lo de crimes que ele não praticou.

    Para costurar contra ele dois sentenças terríveis blasfêmia contra Deus conspiração contra César e não morreu naquela Cruz porque Pilatos covardemente sabendo que ele era inocente por conveniência o entrega para ser crucificado eu não morro naquela Cruz porque os soldados romanos o prenderam naquele lei maldito diz a escritura que o próprio pai.

    Não poupou por amor de nós diz a escritura que Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores diz a escritura que ele a si mesmo se entregou voluntariamente se deu ele marcha para aquela Cruz como um rei caminha para sua coroação isso é o estado mais baixo da humilhação por amor de nós deu sua vida por nós.

    Diante desse exemplo de Cristo Nenhum de Nós Tem qualquer desculpa para matar o nosso coração alguém esta pessoa não pode jamais fazer parte do meu relacionamento eu não perdoo eu não restauro eu não amo eu não acolho mas preste bem atenção que Paulo vai trazer para nós.

    A partir do verso 9 o reverso dessa situação porque você não vai encontrar no texto que o pai humilhou que o pai o rebaixou ele se esvaziou ele se humilhou ele assume uma forma de mas o verso 9 traz um contraponto quando está escrito assim pelo que também Deus exaltou você se humilha e Deus exalta você.

    Você serve e o Pai coloca no lugar de honra você se rebaixe e o Pai coloca você no lugar alto pelo que também Deus o exaltou e significa irmãos que quem exalta a gente é Deus não fica bem vocês Altar você mesmo não fica bem você construir uma escada.

    Para subir lá em cima no pedestal o Deus exalta você ou você não será exaltado ou Deus coloca você no lugar de honra esse lugar não é seu pelo que também o pai o exaltou agora notem que o texto vai nos dizer que o Deus o exaltou sobremaneira.

    Exaltou sobre a maneira no grego a palavra só que significa exaltou de forma superlativa num grau tão elevado que não tem como exaltar o mais e a exaltação Incomparável tem dentro do seu bojo a ressurreição a ascensão a entronização o governo.

    A segunda vinda o juízo final de tal maneira que Jesus vai ocupar agora o lugar central do universo vencendo a morte acendendo aos céus assentando-se à direita de Deus Pai recebendo as rédeas da história nas mãos levanta do Reis fazendo Reis a pior do poder levantar do reino e abatendo reinos governando a sua igreja levando a.

    Sua igreja a consumação final de uma vitória é retumbante contra todos os seus inimigos ninguém pode resistir a grandeza de Cristo ninguém pode insurgir se contra ele prevalecer ele é o rei dos reis ele é o senhor dos Senhores ele é o alfa ele é ômega ele é o cordeiro que foi morto mas está vivo pelos séculos dos séculos e tem a chave da morte do inferno louvado seja o senhor louvado seja Deus esse nome tá escrito.

    Pelo que também exaltou sobre maneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome esse nome ele recebeu por doação esse nome ele recebeu por herança dos hebreus 14 herdou o mais Excelente nome nome superior aos anjos superior a Moisés superior Arão superior a Josué diante desse nome meus irmãos os.

    Demônios batem retirada diante desse nome enfermos são curados diante desse nome os perdidos são salvos diante desse nome orações São respondidas Este é o nome sobre todo nome é o nome mais exaltado ele é o alfa ele é o ômega ele é o princípio ele é o fim ele é o maravilhoso conselheiro ele é o Deus forte ele é o pai da eternidade ele é o príncipe da paz ele é o filho de Deus ele é o nosso salvador ele é o Senhor.

    Ele é o rei dos reis louvado seja o seu nome agora vejam vocês que Paulo vai nos informar no verso 10 para que ao nome de Jesus se dobre Todo o joelho nos céus na terra e debaixo da terra o que Paulo quer nos ensinar é que na exaltação de Jesus anjos homens e Demônios precisam se curvar.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal.Saiba Mais, Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=kMxmzgK0QAE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem