ChatGPT no Excel: Programe no VBA com o ChatGPT (Aula 05)

ChatGPT no Excel: Programe no VBA com o ChatGPT (Aula 05) Seja muito bem-vindo muito bem-vinda à nossa última aula do nosso curso de Excel con chet de GPT gratuito aqui do YouTube do grupo Ninja e eu cleds Nascimento vou te ajudar a conseguir.

ChatGPT no Excel: Programe no VBA com o ChatGPT (Aula 05)

Atingir grandes objetivos aumentar bastante a sua produtividade eu já quero começar te agradecendo por ter chegado até essa última aula tenho certeza que seus conhecimentos alavancaram se.

Bastante com esse treinamento de cinco aulas simplesmente mas a sua mente tem certeza que é BR para muita coisa e hoje nós nós vamos falar de VBA com chat gpd mas antes disso claro eu quero te.

Convidar a inscrever-se nesse canal Se você não for inscrito tocar no sin de notificações para ser notificado sempre lançarmos aulas novas por aqui e é muito importante que você faça isso devido ao.

Fato de que a Microsoft está lançando várias novidades não só para Excel mas também para outras ferramentas do Office nos meses seguintes e se você quiser ficar ligado em primeira mão então.

Esteja junto com a gente nós vamos te ajudar a alavancar a sua carreira agora vamos falar de VBA o que que é VBA o que são macros macros de VBA nada mais são do que automatização de tarefas e se.

Você é aquele usuário que tem um trabalho repetitivo ah todo dia eu tenho que chegar no escritório tenho que fazer isso aqui no Excel e tudo mais então você pode criar uma automação e essa.

Automação vai fazer isso para você qual que é a diferença entre macro e VBA no final das contas é a mesma coisa tá mas macro É um mecanismo que você que é um US que tem pouco conhecimento cria .

Você faz uma espécie de gravação para que o Excel vai identificando passo a passo e repita aquele processo Então isso é Mac o VBA é a mesma coisa porque quando você grava uma máquina Você tá.

Criando códigos ali pás o VBA é o código escrito né então muitas pessoas fazem Mac Mas quem quer deixar o o código mais enxuto e já tem o conhecimento pode fazer o quê pode abrir o o o ambiente e.

Criar o seu seus próprios códigos né para deixar mais enxuto e até mais entre aspas assertivo Então essa basicamente é principal diferença mas no final de contas é a mesma coisa vai combinar em.

Um código que vai automatizar a tarefa tá gostando isso aqui é só uma palinha o que tem por dentro do nosso curso de Excel tabela dinâmica e vários outros insites super legais né você vai.

Veja Também:

    Aprender desde o zero dashboard tabela

    Dinâmica Power query enfim gráficos avançados tem um curso super legal e ele também está na nossa black friday com 50% de desconto vamos com El com todos.

    Os custos da nossa plataforma da nossa Black Friday com 50% de desconto E lembrando que você só terá acesso Se você estiver em um dos nossos grupos de WhatsApp então clica no botão aqui da.

    Tela e entra logo nesse grupo para que você receba o nosso link com várias informações sobre como você vai ganhar esse super desconto de 50% em qualquer um dos nossos cursos agora antes de.

    Entrarmos efetivamente na aula eu quero te alertar uma coisa o VBA é uma tecnologia que foi criada lançada em 2004 Então já fazem quase 20 anos e ela não teve nenhuma atualização de lá para.

    Cá ainda funciona funciona entrega o que promete entrega mas nada novo foi lançado de lá para cá então uma coisa assim já já bastante antiga que eu quero te falar é que assim eu particularmente.

    Não sou um cara que gasto tempo estudando VBA porque quo F muito bom conheço a ferramenta entendo sei como é que funciona consigo criar algumas coisinhas ali mas CL você é um Expert no.

    VBA não um Expert não eu não gastei energia estudando VBA onde eu poderia utilizar estudar outras ferramentas que iam me trazer muito mais retornos em diversos.

    Aspectos né mas tudo isso depende do contexto do seu contexto se você é alguém que utiliza VBA na sua empresa que faz sentido você dedicar tempo estudando VBA show de bola então assim.

    Eu dei um Amp no geral mas se no seu contexto na sua situação fizer sentido o VBA cara manda ver ele vai te ajudar demais agora se você está procurando algo novo foca mesmo no Excel é apena.

    Powerc que eu acho que o mercado tá

    Muito mais voltado para isso né Sem falar de power bi do que necessariamente para VBA mas se fizer sentido para você vai fundo Vai fundo nessa Inclusive a.

    Gente tem curso aí para trazer para você tá bom Agora se você quer simplesmente desenvolver algumas tarefas o chat PT pode ser seu auxiliar seu amigo muito muito muito nessas horas tá porque pode.

    Criar códigos para você obviamente como eu já tenho falado durante todas essas aulas você chegou aqui na quinta aula eu até peço que vocês vejam a aula completa depois as outras eu sempre falo é.

    Interessante que você conheça da ferramenta pelo menos o básico da ferramenta entender ali como é que funciona para que você não fique totalmente perdido tá então Olha só.

    Vamos fazer esse exemplo aqui vamos deixar de papo Vamos trabalhar tenho aqui um exemplo bem básico onde eu tenho alguns textos que eu recebi de um sistema que exportei para eles vam ó.

    Alguns direitinho ó certinho outro aqui veio o Sousa maiúsculo aqui veio Maria maiúsculo enfim veio uma bagunça completa eu quero ajustar isso aqui p minizar deixar bonitinho cada palavra.

    Ponteando lra minúscula né e o restante em litra minúscula certinho eu posso usar funções do Excel para isso posso mas eu vou fazer utilizando a programação VBA para que você veja como.

    É que funciona para isso eu vou passar esse intervalo aqui ó os meus dados estão das células B2 até a célula b16 e eles estão na planilha um é importante você passar o nome correto dessa.

    Planilha tá é importante que você passe o nome correto passando o nome correto você vai evitar alguns problemas então eu posso dar dois cliques aqui e dar um cont C para copiar agora vou passar tudo.

    Isso pro chat GPT já estou com ele aberto aqui e vou passar para ele as orientações Então olha só o que que eu tô dizendo pro chat GPT quero criar um código VBA que modifique o texto do.

    Intervalo que vai de B2 até b16 da Aba planilha 1 padronizando todas as palavras começando em letra maiúscula e as demais em letras minúsculas eu tô sendo bem objetivo com ele C no VBA não.

    Precisa passar a versão do Excel e tudo mais não não precisa falando o VBA é o mesmo desde 2004 Tá então não tem nenhuma alteração Não quando eu dou um clique aqui ele vai enviar e vamos lá tá.

    Quendo um código aqui pra gente vamos testar se esse código funciona tá não fiz nada nada nada aqui então olha só tá criando um código para mim poxa quero aprender isso aqui cara então beleza se.

    Você for um pouquinho inteligente se você for um pouquinho dedicado mesmo que você não aprenda isso aqui você pode conversar com ele passar as orientações e trazer o código para você agora legal.

    Que você entenda o que que é uma variável que um comentário algumas funções né Para que se der algum erro você saiba como conversar então olha só ele traz o código e a ele fala pra gente.

    Aqui ó certifique-se que o código VBA esteja em execução na na sua planilha para isso prone Alt f11 para abrir o editor VBA insira o código em um módulo e em seguida Execute o código isso.

    Padronizar o texto do intervalo b16 da Aba planilha 1 Conforme solicitado uma coisa que ele não colocou aqui que costuma colocar é que o seguinte faça backup dos seus dados é muito importante.

    Principalmente se você tiver testando pega uma planilha tira uma cópia dela teste e aí quando tiver funcionando perfeitamente Aí você coloca na plan original assim você vai evitar bastante.

    Do Cabeça vou copiar isso aqui aí eu venho aqui na minha planilha a f11 conforme tá aparecendo aí no print para você vou inserir um módulo ele nem passou o passo a passo do módulo né.

    Poderia ter feito isso mas eu acho que da maneira que eu passei para ele ele endeu que já entendi um pouco então você pode dizer que você é usado iniciante ele vai passar todo o passo a passo para.

    Você então agora nós vamos colar esse código e vamos dar um F5 para ele executar aqui olha como está nesse momento quando eu pressionar clicar aqui já para ele mudar automaticamente Olha.

    Só olha pareceo perfeito se nós vermos aqui olha só automaticamente ele conseguiu atingir o objetivo Então esse primeiro objetivo era at que você entendesse como que funciona a.

    Ferramenta por isc eu um exemplo bem bem bem basicão mas agora vamos trazer um outro exemplo um pouquinho mais robusto para você poder ver como isso é muito útil para você só que antes claro eu vou.

    Te convidar a clicar no link da descrição para que você possa ir até a nossa plataforma de cursos e se quiser claro fazer um dos nossos cursos nós temos na plataforma temos cursos de.

    Excel de PowerPoint plan Google de VBA de Word de power bi enfim vários cursos super legais todos eles com material para você baixar e acompanhar juntamente com o professor suporte as suas dúvidas.

    E certificação Ninja do X então meu querido não perca a oportunidade de ela lgar sua carreira Ah uma dica Ninja aqui ó vai no nosso blog lá sempre tem cupom de desconto pega o cupom cola lá no.

    Barul da compra você vai ter um desconto Manel isso agora estamos com outra planilha inclusive as duas planilhas você vai poder baixar Tá bom pode baixar aqui e acompanhar juntamente conosco uma.

    Planilha de cadastro onde eu vou colocar o nome a data de nascimento o sexo a cidade de origem e o estado de origem de uma determinada pessoa o meu objetivo é que quando eu clicar em um botão que eu.

    Vou colocar ele leve as informações para essa outra planilha sempre colando uma abaixo da outra um tipo de cadastro né então aqui a nossa base de dados então para isso eu tenho que passar as.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=I99V7cRfofQ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem