COMO ZIPAR PASTAS E CRIAR ARQUIVO ZIP NO POWER AUTOMATE E COMO EDITAR UM ARQUIVO WORD LAYOUT DE FORM

COMO ZIPAR PASTAS E CRIAR ARQUIVO ZIP NO POWER AUTOMATE E COMO EDITAR UM ARQUIVO WORD LAYOUT DE FORM Fá meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é Ron Vico e nesse vídeo nós vamos tentar inserir dados no arquivo Word usando um método bem parecido com o método que a gente fez na aula de ler um arquivo Word então se você não assistiu essa aula eu vou deixar no card aqui em cima é uma aula onde a gente extrai informações de um arquivo Word nós vamos usar um método parecido de manipular ali esse binário ali dentro para conseguir inserir textos em lugares específicos desse documento Lembrando que essa aula.

COMO ZIPAR PASTAS E CRIAR ARQUIVO ZIP NO POWER AUTOMATE E COMO EDITAR UM ARQUIVO WORD LAYOUT DE FORM

E a outra aula também são aulas bem avançadas tá eu tô postando de forma gratuita aqui então conto muito com a sua força vire membro do canal compartilhe se inscreva pelo menos e claro venha fazer parte da nossa comunidade nós temos cursos do zero avançado em automate Cloud apps Canvas rpa com automate desktop Olha o link aqui na descrição venha fazer parte para nos apoiar também você cresce aí na sua carreira no seu conhecimento e nos ajuda a crescer desse lado aqui também então vamos juntos aí nessa caminhada beleza bom meus amigos vamos aqui voltar pro.

Foco da aula o fluxo que a gente fez era esse aqui ler arquive Word tá tá até aqui ó um mês atrás e eu tive a ideia de meio que usar esse método que método que é esse Ronan nesse método aqui vou até mostrar rapidamente por cima a gente pega um arquivo Word que está no onedrive a gente extrai ele né a gente transforma ele em zip extrai as informações dele e lê esses dados de binário que estão ali dentro Ronan não ficou claro isso que você falou aqui está nós estávamos com esse arquivo aqui.

No Word esse arquivo Word vira uma pasta com as suas extrações tá vendo ó extração essa pasta aqui tá para quem não tá entendendo é o é esse arquivo então quando eu extraio um arquivo doc x ou até um arquivo Excel ou um arquivo pbix que eu também fiz uma aula no canal recentemente quando eu extraio esses arquivos Office da Microsoft eles trazem informações porque todos esses arquivos Microsoft são na verdade um arquivo zipado então quando eu extraio ele se.

Transforma numa pasta com informações o mais importante aqui é que quando eu extraio um um documento né no caso aqui do documento Word eu vou ter a pasta Word dentro da pasta Word eu vou ter o document.xml que é exatamente todos os dados ali do seu documento né então por exemplo ó meu arquivo Word tá vendo o texto meu arquivo Word tá aqui e era dessa maneira que a gente extraía as informações ali do arquivo né Foi assim que a gente fez na outra aula se não.

Ficou claro isso aqui ainda tá rapidamente ó se eu abrir esse arquivo Word que eu tava abrindo aqui de forma extraída é esse documento aqui então esses textos estão ali dentro do XML tá Ronan entendi mas eu não assisti a outra aula e ainda tô meio boiando Como assim eu extraí um Word né esse arquivo Word que é o mesmo que está lá na no onedrive se eu renomear isso aqui para Zip tá Já ensinei isso aqui em algumas aulas se eu renomear para Zip e abrir tá vendo os.

Dados que estão aqui é o quê é uma extração de um zip tá vendo Então dentro da pasta Word certo dentro da pasta Word eu vou ter aqui o document.xml então o que que eu fiz ali no no no almate eu extraí o documento Word Ou seja eu peguei tudo que tava dentro do documento Word e joguei né para uma pasta certo é isso que eu fiz ali no no onedrive eu só extraí como se ele fosse um zip beleza e aí eu consegui extrair essas informações ali usando XML com técnicas avançadas por isso que eu falo se você não vira.

Aluno do nosso curso você tá vacilando demais aí porque você vai dominar não somente essas técnicas que a gente ensina gratuitamente mas tudo aí sobre o altm beleza Bom vamos lá para o fluxo Então vamos criar esse fluxo bom aqui no power almate Vamos criar o nosso fluxo então ó novo fluxo instantâneo né para eu só clicar no botão ele disparar ao disparar eu quero extrair esse documento Word tá igual a gente já fez na outra aula tá Ronan onde tá esse documento Word eu vou até criar um documento novo.

Aqui então vai ser na pasta Word eu vou até aqui um novo documento por qu eu vou ter um documento layout tá Eu quero ter um documento layout Como assim Ronan nesse arquivo aqui seja um arquivo layout ó layout docx e nesse arquivo layout eu quero colocar o seguinte Quero colocar o seguinte ó meu arquivo nome meu arquivo Word embaixo eu quero colocar ó nome do fulano e aí eu vou criar uma regra aqui qual regra Vou Colocar assim ó @ fulano ou seja eu.

Quero trocar todo o lugar do meu arquivo Word que esteja escrito @ Fulano então ó @ Fulano vai tá aqui certo na página seguinte eu vou ter aqui também um título escrito Olá @an certo e eu vou ter Sei lá uma outra uma outra variável sem ser @ Fulano vai ser a data de hoje eu quero colocar a data de hoje aqui ó @ data hoje no começo do documento tá ó data hoje e quero colocar.

Também o data hoje numa página terceira página aqui no meio certo para mostrar que tá meio que em lugares aleatório tá ó data hoje qual que é o desafio aqui eu quero pegar nesse documento layout e alterar essas no documento Então eu tenho um documento lá Pronto né gigante com com todo o meu arquivo pronto e eu quero substituir variáveis ulano eu quero substituir @data hoje pela data hoje né eu posso agora.

Criar uma automação para fazer isso para mim certo então esse é o meu arquivo layout eu vou salvar ó salvei esse arquivo layout fechei vou jogar ele no meu onedrive aqui no mesmo lugar para não não não ter que criar outra passa tá ó vou jogar ele aqui opa não foi aí foi então ó layout P docx dentro da minha pasta Word então eu vou ter que fazer o que aqui eu tenho que extrair o layout alterar o document.xml e depois voltar ele pra doc x um grande desafio mas que.

VEJA MAIS AQUI:

    Nós vamos fazer juntos aqui tá para não estragar a nossa aula aqui eu vou apagar as outras coisas aqui para não

    Atrapalhar a gente tá ó excluir tá nessa pasta Words vai est só o nosso layout eu quero preencher esse arquivo layout e gerar um novo ou gerar um PDF né Aí você poderia fazer o que você quisesse tudo bem lá no meu fluxo eu vou iniciar então uma ação de extrair né então extract vamos ver se já vai vir aqui ó extract Archive to folder já tá aqui tá vendo.

    Aqui eu vou colocar então o caminho né já vai ter a pasta Words aqui pra gente ó pasta Words beleza e não achou aqui o DOC x aí você vai falar para mim tá não achou o docx e agora que que eu vou fazer né é aquilo que eu ensinei na aula passada eu crio um arquivo zip aqui certo pode ser qualquer arquivo zip Tudo bem então por exemplo vou até chamar de Zip aqui por que Ron tá fazendo isso para eu poder selecionar lá e renomear ué mas.

    Como assim vou colocar aqui ó selecionar raiz pasta Words seleciona esse Zip aqui só para alterar isso aqui ó bar layout docx ele não deixa eu selecionar Mas eu posso colocar o nome do arquivo aqui então PR me ajudar para não perder tempo eu seleciono ali troco ou podia ter escrito do zero tá barra pasta Words mas para você ganhar tempo você pode fazer assim layout docx Beleza então eu quero pegar esse arquivo docx E qual vai ser minha pasta de destino vai ser uma pasta dentro da pasta Words e.

    Qual que vai ser o nome da pasta vai ser uma pasta que eu vou chamar de arquivo extraído tudo bem arquivo extraído tem aqui a opção de eu dar overwrite ou seja se eu rodar esse fluxo mais de uma vez eu quero que substitua a pasta já criada Sim eu quero né que eu vou rodar esse fluxo mais de uma vez então overwrite sobrescrever sim eu quero sobrescrever se tiver algum arquivo já criado beleza.

    Vamos testar até aqui ó vou clicar aqui em teste né rodar continuar rodar fluxo fluxo Rod ou com sucesso se eu for lá no meu onedrive eu vou ter aqui ó a pasta como eu citei né arquivo extraído dentro de arquivo extraído eu vou ter a pasta Word dentro da pasta Word eu vou ter o document.xml que é onde a gente vai fazer a nossa mágica acontecer Tá qual que é a mágica que a gente vai fazer acontecer substituir parâmetros e zipar de volta então para isso eu vou ter que.

    Ler o arquivo né document que tá lá dentro Qual que é a maneira mais fácil de trazer o document tá tá vendo que todo o arquivo extraído é um output do extract Então pensa assim eu extraí os arquivos ali daquela pasta que na verdade é o documento Word quando ele gera para mim essa pasta galera todos as todos os arquivos e pastas que estão aqui dentro é o output daquela ação então eu consigo pegar aqui ó nesse output Qual é a qual é o ID do arquivo.

    Qual é o ID do arquivo cujo nome é document usando um Filter Array Tudo bem então eu consigo filtrar esse Array de arquivos extraídos e pegar aqui o ID daquele que tem o nome document.xml então eu venho aqui coloco Filter ou filtro de Matriz aí em português tá ó Filter Array Qual o Array que eu quero filtrar eu quero filtrar o meu output do meu extract né Ó o body e o que que eu.

    Quero eh filtrar aqui eu quero filtrar no item né ó no item aqui qual propriedade do item fica até mais fácil Se eu olhar né ali no output fica mais fácil Se eu olhar ali direto no output qual é a propriedade desse item que eu quero filtrar display name igual a Tan Então vou usar aqui o display name certo então o display name tem que ser igual a igual a document.xml que é o que eu quero trazer né ó deixa.

    Eu até achar aqui ó document tá vendo document.xml Na verdade até ó é esse aqui ó document.xml Beleza então de todos esses aqui eu quero pegar Exatamente esse ID aqui ó o ID do document XML manan Por que você quer pegar o ID desse item por que que você tá filtrando o Array para pegar o ID desse item para depois eu obter os dados modificar substituir e zipar de volta tudo bem então eu vou voltar aqui.

    Colocar document pon XML salvar e vou imprimir ali galera depois do filtro

    Esse dado o ID né ó Então vou até colocar aqui ó um compose compose que que eu quero compor aqui o primeiro item desse Array filtrado Por que o primeiro item do F do Array filtrado porque é um um Array filtrado um Array pode ter n itens mas eu sei que só vai vir um certo só sei que eu sei que tem um arquivo só chamado document.xml o automate não sabe que é um só então ele vai me trazer um.

    Array filtrado que Nesse caso tem um único registro se tudo isso que eu falei tá muito confuso venha dominar com a gente na comunidade que isso é muito básico que eu acabei de falar tá vamos lá ó vou colocar aqui o seguinte eu vou colocar para trazer justamente no Body desse Filter Array o registro zero e aí eu poderia já pegar o ID aqui né ó pegar aqui o ID Tudo bem então ó eu vou colocar para trazer só o item zero vou clicar aqui em salvar testar e vamos vamos ver o resultado aqui do que está.

    Vindo pra gente sempre testando vendo o que tá acontecendo né Aqui está rodou ó ref filtrado e no compor nós temos aqui ó a extração aqui pronta com ID name tá vendo trouxe só o Primeiro Registro como eu pedi então agora tá muito fácil eu já estou extraindo eu já tenho o ID desse document.xml Agora eu preciso obter conteúdo alterar conteúdo replace e Zip tudo bem vamos lá então pra primeira tarefa que é obter conteúdo certo então.

    Onedrive aqui é o que a gente quer certo eu quero pegar os dados de um arquivo do onedrive get file content get file content Qual o arquivo que eu quero pegar de unique identifier ou né ID que é exatamente o que a gente conseguiu o quê nesse compos né então ó esse compos aqui ele tá trazendo todos os dados correto Então eu só vou colocar aqui para trazer o o ID em vez de trazer todos os as propriedades desse registro eu quero só o ID update vou renomear.

    Paraa ID do arquivo para ficar fácil para eu usar ali no get file content Qual é o Unique identifier o ID desse arquivo é justamente né um conteúdo dinâmico o output do ID do arquivo vou clicar aqui pronto isso vai obter os dados do document.xml a até aqui tá bem parecido com a aula passada né tudo aqui a gente teve que fazer também Qual que é o próximo passo alterar variáveis né.

    Alterar variáveis então após obter esse conteúdo eu vou imprimi-lo aqui pra gente poder entender o que que tá acontecendo para fazer depois a alteração outputs do file content certo ó file content salvar vou testar novamente e mostrar aqui as saídas pra gente ver o que que tá acontecendo aqui está rodou extraiu os arquivos na pasta filtrou para mim de todos os arquivos somente aquele que tem document imprimiu para mim o ID do arquivo aqui nesse.

    Compor pegou o id e buscou o conteúdo do arquivo com esse ID ou seja buscou o conteúdo do arquivo document.xml e imprimiu para mim o conteúdo desse document que está bem aqui certo então esse é o conteúdo do document.xml o que que eu tenho que fazer com conteúdo do document.xml galera alterar variáveis que é o que a gente vai fazer então eu vou pegar aqui ó vou até alterar esse compose o nome dele para conteúdo do arquivo Word conteúdo do arquivo Word e eu vou criar.

    Um novo conteúdo do arquivo Word que vai ser alterando variáveis então eu vou criar um novo compor aqui ó compose aqui né Ó compose vou alterar para é conteúdo novo substituído substituído E qual vai ser o conteúdo novo substituído eu vou entrar aqui né com as minhas funções para alterar o conteúdo do arquivo Word ou seja usar um um replace simples aqui para ficar legal que que eu vou fazer no.

    No Trigger eu vou colocar aqui pra gente passar o nome do fulano certo então ó nome vai ser o nome que vai aparecer no arquivo Então vai ser aqui ó digite o nome do fulano e a data eu vou pegar pegar do sinal mesmo Tudo bem então nome do fulano e aqui no conteúdo novo substituído eu vou entrar com o meu replace certo então vou clicar FX aqui ó replace quem que eu quero trocar no conteúdo do arquivo Word que que eu.

    Quero substituir o texto antigo old text meu old text é @ Fulano eu quero trocar @ Fulano por qual valor eu quero trocar pelo valor do disparo né do meu gatilho lá ó o name lá do meu disparo eu acabei de criar com vocês ó digite o nome do fulano vou colocar o nome do fulano em todo lugar do arquivo Word que estiver lá escrito ulano Além disso eu vou dar um outro replace aqui eu quero trocar.

    Todos os locais que tem @data hoje lembra que a gente criou isso junto ali no no arquivo ó de Até voltar para vocês lembrarem data hoje tá vendo ó Eu quero trocar todo lugar que tem @data hoje pelo aí eu vou formatar aqui para ficar mais bonitinho tá ó Format date time Format date time eut sinal certo ou seja o horário de UTC eu quero colocar como ano ano ano mês mês dia a dia tá vou colocar nessa formatação aqui e vou fechar esse replace pronto adicionar.

    Isso aqui vai ser o conteúdo já substituído já trocamos os dados do nosso arquivo Word que que eu tenho que fazer agora eu tenho que colocar de volta esse conteúdo no arquivo que a gente buscou Então eu tenho que ir lá no meu onedrive novamente certo ó onedrive e eu vou colocar o quê atualizar arquivo atualizar arquivo Porque eu só tô pegando um conteúdo novo e vou atualizar aquele arquivo Qual é o ID único desse arquivo a gente já tem.

    Isso Prontinho aqui dinamicamente basta eu clicar no raio aqui né Ó vou lá já tá até separado ó ID do arquivo fácil para encontrar tá vendo ó ID do arquivo clico aqui e qual que é o conteúdo que eu quero substituir o conteúdo está aqui ó conteúdo novo substituído coloco ele aqui pronto ele vai alterar o conteúdo daquele arquivo beleza Ronan Mas você vai alterar isso aonde aonde que vai tá sendo alterado isso galera aonde que vai.

    Tá sendo alterado aqui dentro que que eu tenho que fazer agora reverter tudo né tenho que falar ó pega tudo isso e zipa para mim então meu último passo é fazer essa pasta chamada arquivo extraído em um arquivo zipado pra gente né bom a parte de zipar aqui esse arquivo não tem nativamente ainda né uma uma ação do tipo zipar arquivos tá então aqui é que entra um método super avançado então eu vou fazer aqui o passo a passo é mais fácil até você copiar mesmo do que.

    Entender porque vai ser bem avançado se você não não faz parte da nossa comunidade não é aluno nosso talvez você Brise um pouco aqui porque é um pouco mais avançado mas a primeira coisa que eu vou fazer aqui para essa parte de zipar é criar um contêiner aqui para separar pra gente tá Justamente que vai ser a parte de de zipar eu vou colocar aqui um escopo tá vou até renomear vou chamar aqui de zipar pasta primeiro passo aqui nesse escopo é criar aqui um registro onde a.

    Gente vai passar algumas informações Então vou vir aqui e vou chamar aqui de e propriedades e vou criar um registro aqui galera com duas propriedades vai ser aqui o caminho caminho Lib da biblioteca né que eu vou colocar aqui e a segunda vai ser caminho pasta Ok caminho da biblioteca no caso vai ter que ser o do sharepoint né por isso que eu vou ter que mover para um sharepoint eu vou criar até uma pasta aqui ó ah criar uma pasta chamada.

    Arquivo Word Ah já tem uma linha na verdade arquivos Word vou usar essa aqui tá vai ser essa aqui ó o caminho da biblioteca esse aqui ó sites aulas YouTube documentos partilhados Então esse é o caminho aqui da minha biblioteca tudo bem caminho Lib vai ser esse aqui sem esse barra aqui mas com barra no começo o caminho da pasta vai ser dentro dessa biblioteca barra arquivo Word Ok então vai.

    Ser barra arquivos Word Essa é a pasta que eu vou querer zipar então meu primeiro desafio é pegar tudo que tá no onedrive e mandar para lá Bom Para eu não ter que mover galera vou alterar que eu tava pensando melhor e para mover toda uma pasta vai dar muito trabalho até para ficar aqui no vídeo que que eu vou fazer em vez de extrair pelo onedrive igual a gente estava fazendo vai ser a mesma coisa só que em vez de extrair no onedrive Eu Vou extrair direto no sharepoint tá então aqui eu vou ter o.

    Layout tudo certinho igual tá aqui só que aqui numa pasta vou até mudar aqui vou chamar uma pasta chamada ã layout arquivo layout criar dentro do arquivo layout eu vou jogar aqui o meu eh esse esse arquivo que tá lá no onedrive aqui está Já joguei aqui e a diferença é que em vez de ser esse extract né eu vou entrar aqui com o extract do sharepoint tá tô alterando de onedrive para sharepoint aqui aqui é.

    Tudo que a gente já sabe né Ó vou colocar aqui o caminho aqui a mesma coisa né vai ser documentos partilhados arquivos layout aqui não vai aparecer obviamente mesma coisa que a gente fez lá eu crio um arquivo zip jogo aqui né para me facilitar seleciono ele aqui tudo que a gente acabou de fazer tá só tô alterando bem rapidinho aqui pra gente troco aqui para layout docx e a pasta de destino vai ser ali ali mesmo documentos partilhados só que dentro de arquivo.

    Layout eu vou criar uma pasta né chamada aliás vou até copiar aqui ó para ficar mais fácil cont control c barra ã arquivo extraído override igual a yes depois de extrair certo que que vai acontecer vou fazer um teste aqui para ver qual que é a saída para ver se é igualzinho aqui o onedrive pra gente fazer os passos que a gente já fez aqui Aqui está no Sharp ó funcionou igual não teve alteração nenhuma o outp aqui ele é a mesma coisa tá do onedrive então.

    Funcionaria aqui no do da mesma maneira a única coisa que eu vou fazer então é eu vou excluir essa saída certo e aqui em vez de ser o body do do Alt pun do do Andri vai ser o body do extract folder do sharepoint beleza MOV do on Drive pro sharepoint o get file conta vai alterar aqui também né obviamente porque agora vai ser um get file do sharepoint então só tô alterando em vez de fazer no onedrive eu devia ter feito tudo no.

    Sharepoint tá vacilei aqui então vamos lá get file Cadê get file properties escrever aqui na busca Acho que fica mais fácil né get file metadata Nossa é muito ruim esse novo editor hein get file achei Cadê get file met content pronto get file content já sei que aqui na aulas YouTube e o ID é o ID do arquivo beleza alterado todo o resto vai ter que funcionar faltou o update aqui tenho que alterar o update também add Action vamos lá.

    Sharepoint vai ter o update file também aqui cadê update file nesse site esse ID nesse ID aqui o conteúdo também é esse aqui conteúdos novos substituído pronto alteramos tudo para o sharepoint estava tudo no onedrive primeiro passo aqui depois das propriedades nós vamos entrar com a requisição http do sharepoint Ó send htp request já falei disso aqui no.

    Canal tá então se você quiser entender um pouquinho melhor send htp request vai ser um post tá em qual site obviamente que é no site onde tá a sua pasta Ok api específico tá é essa aqui que a gente vai utilizar eu vou substituir parâmetros Tudo bem então vou até colocar aqui na na descrição aqui no lugar da Lib vai entrar Justamente a propriedade da biblioteca que a gente criou aqui tá vendo de caminho Lib só que galera eu tenho que.

    Dar um encode ur aqui tá então você coloca o caminho eu vou dar um encode nessa nessa URL Então vai ser o seguinte aqui onde é Lib tá vendo vai ser function encode Ur component o que que eu quero dar encod aqui eu quero dar encod ur nas propriedades e aqui vai vir justamente né caminho caminho Lib acho que era esse o nome deixa eu dar um aqui Só checar É.

    Isso mesmo caminho Lib já aqui onde é é um do concate dos dois tá então eu vou concatenar tanto o caminho Lib como o caminho pasta eu vou vir aqui e vou trocar por encode ur componen novamente concatenando essas duas propriedades né para ser o caminho completo Então vai ser primeiro caminho Lib e depois o caminho pasta né Deixa eu ver se escrito correto aqui beleza Ad Show que mais que.

    Eu tenho que fazer aqui tá eu tenho que colocar uma opção aqui tá bom aqui no Body eu tenho que colocar um parameters tá um parâmetro que é para falar que eu quero buscar essa pasta ali da biblioteca renderizando em zip tá então tem que colocar aqui ó render tô até olhando porque eu não sei de cabeça tá por isso que eu tô olhando PR lá render options 4103 Essa é a opção da Api para que a gente possa pegar então esse parâmetro.

    Ã de pegar como Zip Vou salvar aqui vou rodar isso aqui tudo para eu ver se pelo menos esse ATP request tá indo corretamente bom o primeiro erro que deu aqui não tem nada a ver com o que a gente construiu agora no final na verdade ele ele não consegue trazer aqui no altp no sharepoint diferente do onedrive quando eu rodo novamente tá vendo que as pastas eles ficam com tempo anterior ao arquivo então basicamente.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NZVIQfgW8DA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem