Script para Pesquisar em Todas as Abas da Planilha Google

Script para Pesquisar em Todas as Abas da Planilha Google Primeiro eu vou pesquisar pelo cliente Luan digitei o nome do cliente prando enter vamos ver se a nossa pesquisa vai funcionar show de bola pessoal já retornou os registros de todas as guias referente ao cliente Neste vídeo Vamos trabalhar com script para pesquisar em todas as guias da planilha Google beleza pessoal então vamos.

Script para Pesquisar em Todas as Abas da Planilha Google

Trabalhar menu extensões script e aguarda abrir o editor de script editor aberto cliquem sobre projeto sem título eu vou renomear para macros nomear e este my function eu vou alterar para pesquisar e dentro desta função Primeiro passo é referenciar a planilha.

Planilha vai ser igual a Sprit app pget Active spreadsheet abre e fecha parênteses e a linha de código com ponto e vírgula na sequência precisamos referenciar a guia menu da planilha Google bar eu vou chamar esta variável de guia menu vai ser igual vem da planilha.

Referenciada P get sheet byn abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula e dentro dos parênteses abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas vai o nome da guia da planilha no meu caso eu vou trabalhar com a guia menu copia o nome da Guia volta no cód e cola dentro das aspas duplas próximo passo é.

Referenciar todas as guias da planilha bar Abas vai ser igual vem da planilha referenciada P Gets get abre e fecha parênteses e fe de código com ponto e vírgula na sequência precisamos limpar a área da Guia menu que vai receber os dados.

Pesquisados no meu caso eu vou limpar a partir da célula A6 até a última linha da coluna g de volta no editor guia menu pon getrange abre e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas dentro dos parênteses e dentro das aspas duplas A6 dois pontos coluna.

G fora dos parênteses ponto Clear content para impar apenas o texto mantendo a formatação abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula na sequência precisamos capturar o critério para a pesquisa no meu exemplo eu vou informar.

O critério para pesquisa na célula D2 de volta no editor var pesquisa vai ser igual vem da Guia menu pon get Range abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses abre e fecha aspas duplas no meu exemplo célula D2 fora dos parênteses pon.

Getvalue abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula agora pessoal eu quero fazer o seguinte se o critério de pesquisa for texto eu vou padronizar para a Caixa Baixa então if abre e fecha parênteses e abre e fecha Chaves e dentro dos parênteses comando tape.

Offe variável pesquisa igual igual e abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas comando string ou seja se o critério de pesquisa for texto neste caso a variável pesquisa Vai pesquisa vai ser igual a ela mesma variável pesquisa ponto lower case para padronizar o texto.

Para Caixa Baixa abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula e eu vou colocar outro if para verificar se tem critério para a pesquisa if abre e fecha parênteses e abre e fecha Chaves e dentro dos parênteses se a variável pesquisa igual igual a vazio.

Abre e fecha aspas duplas que quer dizer vazio se entrar neste if eu vou sair do script colocando return false e fecho a linha de código com ponto e vírgula na sequência nós precisamos de uma variável para armazenar os dados pesquisados.

Veja Também:

    Vai Eu Vou Chamar esta variável de dados

    Pente pisa vai ser igual e abre e fecha colchetes e fecha a linha de código com ponto e vírgula e agora nós precisamos de um laço para percorrer todas as abas da planilha Google nós vamos trabalhar com um laço.

    For for abre e fecha parênteses e e abre e fecha Chaves e dentro dos parênteses vai i = a 0 ponto e vírgula e vai fazer enquanto a variável I por menor que a nossa variável Abas pon leng ponto e vírgula e mais.

    Mais para percorrer todas as abas e a cada aba que o laço passar nós precisamos referenciar a aba var aba vai ser igual a variável Abas abre e fecha colchetes e dentro dos colchetes variável i e fecha a linha de código com ponto e vírgula e eu preciso também bem capturar o nome da Aba então var nome.

    Aba vai ser igual a variável aba pon getname abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula e agora nós precisamos colocar um if para definir Quais as abas da planilha Google que nós não vamos Executar a pesquisa no meu caso eu não quero fazer a pesquisa sobre a guia menu e nem sobre.

    A guia relatório de volta no editor if abre e fecha parênteses e abre e fecha Chaves e pressiona ent e dentro dos parênteses se a variável nome aba ponto de exclamação igual que quer dizer diferente abre e fecha aspas duplas primeira aba que eu vou colocar é a aba menu copia o nome da Guia volta no.

    Código e cola dentro da aspas duplas fora das aspas duplas 2 e Comercial porque eu quero verificar também a aba relatório então novamente variável nome aba ponto de exclamação igual e abre e fecha aspas duplas e agora eu vou pegar o nome da.

    Guia relatório copia o nome da Guia volta no código e cola dentro das aspas duplas se não for a guia menu e nem a guia relatório eu posso partir para os códigos de pesquisa Então o próximo passo é localizar a última linha com registro na aba da planilha Google em que o laço está Então vai.

    Última linha vai ser igual vem da variável aba pon get last Row abre e fecha parênteses -1 porque eu não vou capturar a linha de cabeçalho dos dados e fecha a linha de código com ponto e vírgula próximo passo é capturar os dados da Guia bar eu vou chamar esta variável de dados.

    Vai ser igual vem da variável aba ponto get Range abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses preciso informar a partir de qual linha e coluna eu vou capturar os registros no meu caso a estrutura das guias é padrão então eu vou capturar a partir da linha dois coluna 1.

    Capturando Sete Colunas de volta no editor dentro dos

    Parênteses linha do vírgula coluna 1 vírgula quantas linhas nós sabemos pela variável última linha podem copiar e colar vírgula quantas colunas eu quero capturar Sete.

    Colunas fora dos parênteses ponto get values abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula beleza capturamos os dados agora nós precisamos de mais dois laço for um laço for para percorrer as linhas do arid dados e outro laço for para.

    Percorrer as colunas da linha em que o outro laço está então abre e fecha parênteses e abre e fecha Chaves e dentro dos parênteses Vai J igual 0 ponto e vírgula e vai fazer enquanto a variável J for menor que o nosso ar dados pon L pon e.

    J mais mais e dentro deste laço eu preciso de mais um laço para percorrer as colunas da linha então for abre e fecha parênteses e abre e fecha Chaves e dentro dos parênteses vai k igual a 0 ponto e vírgula e vai fazer enquanto a variável k for.

    Menor que o nosso arrei dados abre e fecha colchetes e dentro dos colchetes variável J que representa a linha do arway em que o laço for anterior está que é este laço aqui fora dos colchetes ponto l porque eu quero percorrer todas as colunas da linha ponto e vírgula k mais mais se entrou neste laço nós vamos.

    Capturar o texto para comparar com o critério de pesquisa V texto vai ser igual a aray dado abre e fecha colchetes e dentro dos colchetes variável J que representa a linha em que o laço está abre e fecha colchetes e dentro dos colchetes variável k que representa a coluna da linha em que o segundo laço.

    For está e fecha a linha de código com ponto e vírgula e agora pessoal tem um detalhe eu preciso verificar se a informação é do tipo texto se for do tipo texto eu vou padronizar para caixa abaixo então agora nós precisamos de um if if abre e fecha parênteses e abre e fecha.

    Chaves e dentro do os parênteses comando tape of variável texto igual igual abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas comando string Se entrou neste if significa que o texto é um tipo de dados do tipo texto Então agora eu vou comparar com o critério de pesquisa padronizando o.

    Texto para Caixa Baixa então if abre e fecha parênteses e abre e fecha Chaves e dentro dos parênteses vai a variável texto ponto to lower to lower case para padronizar para Caixa Baixa abre abre e fecha parênteses e fora dos parênteses ponto index of abre e fecha parênteses e dentro dos.

    Parênteses do index off vai o critério de pesquisa no nosso caso variável pesquisa copia a variável e cola dentro dos parênteses fora dos parênteses ponto de exclamação igual que quer dizer diferente se for Diferente de men-1 se entrou neste if significa que encontramos um registro que atende ao critério de.

    Pesquisa neste caso nós vamos colocar esta linha no nosso arway dados P podem copiar o nome do arway e colar dentro do IF dados p ponto push abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses ar dados abre e fecha colchetes e dentro dos.

    Colchetes variável j e fecha a linha de código com ponto e vírgula e se esta linha atendeu ao critério de pesquisa eu posso sair do laço colocando o comando Break e fecho a linha de código com ponto e vírgula no entanto pode acontecer de eu fazer uma pesquisa por número então no primeiro if nós vamos ter um else else abre e fecha Chaves e pressiona.

    Enter e dentro deste else nós vamos ter um if if abre e fecha parênteses e abre e fecha Chaves e dentro dos parênteses variável texto igual igual a variável pesquisa Se entrou neste if nós vamos capturar esta linha de Registro para facilitar podem copiar.

    Estas duas linhas de código e colar dentro do IF deixa eu dar uma ajustada beleza fizemos a pesquisa agora pessoal tem um detalhe antes de mudar de aba nós precisamos limpar o arway dados Então agora vocês vão fazer o seguinte contar Quatro Chaves.

    Uma 2 3 4 e depois da quarta Chaves vocês vão colocar o arro dados ponto leng ig a 0 e fecha a linha de código com ponto e vírgula vamos ver onde fecha as chaves do laço for que vai percorrer todas as abas vamos ver beleza Está correto agora depois das chaves que.

    Fecha o primeiro laço for nós precisamos verificar se foi encontrado registros referente ao critério que foi pesquisado Então antes da última Chaves A Chaves que fecha a função nós vamos colocar mais um if if abre e fecha parênteses e abre e fecha Chaves e dentro dos parênteses nós vamos.

    Ficar o nosso arway dados P podem copiar o nome do arway que se refere aos dados de pesquisa dados p. Lage se for maior que zero significa que a pesquisa encontrou registros neste caso eu vou colocar os registros do arway da P na guia menu da.

    Minha planilha Google então guia menu p getrange e abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses precisamos informar a partir de qual linha e coluna nós vamos inserir os registros guia menu no meu caso eu vou Inserir a partir da linha seis coluna 1 de volta no editor dentro dos parênteses linha.

    6 vírgula coluna 1 vírgula e agora precisamos informar quantas linhas de registro nós vamos enviar para a guia menu Então nós vamos contar quantas linhas tem o nosso aray dados P dados p p leng vírgula e agora nós vamos contar uma linha do dados P para ver quantas.

    Colunas nós vamos salvar então ar dados P abre e fecha colchetes lin zer fora dos colchetes ponto leng e fora dos parênteses ponto set Vales cuidem pessoal que é set Vales com s abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses vai o nosso Array dados p e.

    Fecha a linha de código com ponto e vir V beleza no entanto este nosso if ele vai ter um else abre e fecha as chaves e pressiona enter Se entrou no else significa que não foi encontrado registros referente ao critério de pesquisa neste caso eu vou alertar o usuário utilizando uma m msgbox.

    Browser pon msgbox abre e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas dentro dos parênteses e dentro das aspas duplas vai o texto para a mensagem eu vou colocar não encontrado ponto de exclamação e fecho linha de código com ponto e vírgula beleza inserimos os registros na guia menu Já podemos fechar os.

    Arrays então Array dados ponto leng igual 0 e ponto e vírgula ar dados p p leng igual a Z e ponto e vírgula e a variável Abas também ponto langet igual a 0 e ponto e vírgula beleza pessoal fizemos o script.

    No entanto tem mais um detalhe no meu exemplo eu quero acionar a pesquisa quando for digitado na célula D2 da Guia menu Então nós vamos fazer mais uma função acima da função pesquisar novamente function e esta função precisa ter o nome de on Edit é o nome de uma função padrão do editor de script abre e fecha parênteses e abre e.

    Fecha chave Esta função ela vai ser acionada sempre que houver alguma edição na planilha Google no entanto eu quero acionar o script pesquisar somente se a edição for na guia menu e na célula D2 Então dentro da função on Edit primeiro passo é capturar o nome da Guia ativa.

    Vai guia ativa vai ser igual a Sprit app PG Active abre e fecha parênteses pon get sheet name cuidem pessoal que é get sheet name não vão confundir com get sheet by name abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula e agora nós precisamos de um if.

    If abre e fecha parênteses e abre e fecha Chaves podem copiar a variável guia ativa e colar dentro dos parênteses se a variável guia ativa for igual igual e abre e fecha aspas duplas se for igual a guia menu no meu exemplo se entrou neste if eu preciso.

    Identificar em qual célula da Guia menu o usuário está trabalhando então eu preciso referenciar a planilha var planilha vai ser igual a Sprit app PG Active spreed sheet abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula esta parte pessoal eu posso Copiar esta linha de código vai ser.

    Igual poderia ter copiado as duas linhas de código beleza referencie a planilha e a guia Agora eu preciso capturar a célula que o usuário está trabalhando então var célula igual vem da guia guia menu ponto get activecell abre e fecha parênteses e fora dos parênteses ponto get A1.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AvnYiYnuSS0

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem